O mineiro Dogmar Amaro nasceu no dia treze de maio em Aimorés/MG. Filho primogênito de Onofre (in memorian) e Iraci.
Dono de uma bela voz, Dogmar Amaro se entrega a cada interpretação com liberdade. O cantor nasceu em um lar cristão, e aquela frase que diz "talento vem de berço" se aplica perfeitamente a sua vida. Com as influências da avó Maria (in memorian) que sempre ia a igreja, Dogmar aprendeu o caminho na qual devia andar. O jovem uniu a Palavra de Deus à música, foi ungido por Deus e abraçou o ministério de louvor.

Seu testemunho de vida é marcante e impactante. Não seria possível descrevê-lo por completo; mas, em resumo, o milagre na vida de Dogmar aconteceu ainda no parto quando nasceu totalmente roxo e sem chorar. Sua mãe chegou a dizer ao médico que aquele não era seu filho. As lutas e provas começaram desde a gravidez, isso era plano do inimigo, pois ele sabia que o mesmo havia sido escolhido por Deus para uma obra.

Dogmar começou cantar bem cedo, participando de cantatas infantis na igreja em que reunia. Sua primeira apresentação foi aos oito anos. É impressionante como o louvor sempre esteve presente em sua vida. Quando criança, sua família passou por momentos de difuculdade, porém nunca perderam a fé em Deus. Mesmo diante das lutas e dificuldades na qual enfrentaram, seu foco estava totalmente no Senhor. O exemplo de sua mãe Iraci e de sua avó Maria (in memorian) foi a base do crescimento do jovem.

No ano de 2007, após participar de um evento em sua cidade, Deus usa uma irmã em profecia dizendo para Dogmar que muitos haviam subido aquele palco para cantar, mas, que de sua boca saiu um perfeito louvor e que Deus se agradou. A irmã ainda usada pelo Senhor disse que ele gravaria CD's e Deus tinha pressa com sua vida. A partir então daquele dia, por onde passava, a profecia era sempre confirmada. Não demorou muito e Deus usou outro profeta dizendo para ele "preparar o terreno" pois estava chegando a hora da profecia se cumprir.

Ao contrário de muitos levitas, o sonho principal de Dogmar não era de ser cantor, mas de Professor de Língua Portuguesa. Vindo de uma família simples e sem condições financeiras para cobrir uma gravação, o mesmo pensou que a profecia nunca se concretizaria. Dois anos se passou e então Dogmar assina contrato com a Clave Nova onde começou o processo de gravação de seu CD. O Senhor preparou todos os custos e mostrou mais uma vez sua fidelidade.

Em Janeiro de 2010, Dogmar vivenciou um momento triste em seu minsitério pois sofreu uma rouquidão crônica (devido ao uso demasiadamente da voz), e com isso ficou um mês sem poder falar e cantar. Isso resultou na paralização do seu CD. Assim que se recuperou o cantor voltou ao stúdio para finalizar o disco. O álbum foi intitulado "É Hoje" - isso resume muito bem no que o cantor vivenciou aquele tempo. Tempo onde foi humilhado e não recebeu apoio nenhum ministerial.
Ainda no ano de 2010, mais um abalo - um exame é feito e é constatado que o jovem sofria de um quadro de hipertireoidismo. Dogmar por ordens médicas fecha literalmente sua agenda para um tratamento sério. O cantor foi provado até o último instante, mas depois foi aprovado pelo Senhor. O cantor sofreu muitas humilhações e perseguições por pessoas que não acreditavam e não apoiavam seu ministério, mas contudo, o cantor nunca desistiu de lutar por seus objetivos e não abriu mão do ministério que Deus o confiou.

Com uma voz privilegiada, o cantor ousou ao lançar seu primeiro álbum gospel independente, e impressionou de primeira. Dono de uma belíssima voz e referencial pela ousadia nas ministrações, Dogmar Amaro tem abençoado vidas através do louvor.